Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

01/05/2015

Frango à Maricas


Frango à Maricas

Atualizada a 18/02/2019

Bem porque se chama frango á maricas eu não sei... é assim que os meus pais o chamam e é assim que eu o chamo... deve ter algo a ver com o facto do limão ir dentro do frango...

Apesar desta receita já estar no blogue á bastante tempo, fiz agora para o aniversário do meu filhote, com frango caseiro que os meus pais me deram e o mesmo já estava partido em pedaços por isso não foi cozinhado inteiro como se deve, mas ficou muito bom e saboroso.

E até me esqueci de tirar foto depois de cozinhado, só tirei foto depois de o ter temperado.
E como tinha tempo temperei a noite e deixei a marinar no frio até de manhã que o coloquei a a
ssar.
É muito simples de fazer. E aqui não entra a bimby para cozinhar, só para picar os alhos, ou fazer a mistura caso queira.

No fundo o que é realmente indispensável é o frango, o limão e dois cubos de caldo de knorr de galinha e dentes de alho. Os restantes ingredientes podem ou não ser adicionados. O colorau e a margarina vão ajudar a alourar, para além de dar outro sabor e um pouco de vinho branco.


A receita a baixo é as quantidades que deve usar para um frango inteiro, eu como tinha 2 frangos do campo, dobrei as quantidades e ainda juntei 50gr de vinho branco a marinada e envolvi bem e deixei no frio.





Ingredientes

1 frango
2 cubos de caldo knorr de galinha
1 limão grande
1 colher de sopa de colorau ou pimentão doce (Opcional)
1 colher de sopa de margarina (opcional)
5 dentes de alho picados
1 colher de sopa de sal grosso
1 colher de sopa de azeite (facultativo)

Modo de preparação

Sem o abrir frango, retirar tudo o que estiver no interior (pulmões, goela, traqueia e uma parte castanha que está entre as coxas e a coluna). Eu recorri à ajuda de uma faca e de um garfo. Limpar a pele de restos de penas.

Lavá-lo muito bem por fora e por dentro e secá-lo com um pano ou papel de cozinha, igualmente no interior e exterior.

Num recipiente, fazer a mistura do colorau, sal, alhos, um cubo de caldo esfarelado e azeite (a importância do azeite é apenas para ajudar a que fique uma pasta mais fácil de aplicar).

Esfregar todo o frango com a pasta (incluindo no interior e entre a pele e a carne na parte do peito introduzindo a mão com cuidado, separando uma da outra para que o peito fique com mais sabor e suculento). Deixar a tomar o sabor de preferência de um dia para o outro, tapado e no frigorífico (eu deixei cerca de 3 horas e ficou óptimo).

Ligar o forno a 180º e colocar o frango num pirex ou recipiente de ir ao forno. Esprema o sumo do limão por coma e introduza no interior do frango o cubo de caldo e o limão partido. Por cima disponha nozes de margarina.

Vai ao forno, na parte mais longe da chama possível, até ficar com a cor que agrade e esteja cozinhado ( cerca de 50 minutos). De vez em quando, durante a cozedura, vá apertando o limão com ajuda de um garfo ou colher, para que ele vá largando sumo.

O meu ficou com molho mais que suficiente, mas li algures que caso não fique com líquido suficiente (que acho não ser necessário), deitar um pouco de vinho branco no fundo do recipiente e misturar um pouco com o molho.


Sirva com arroz de coentros:

E bom apetite....

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design