Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

10/05/2015

Iogurtes de frutos vermelhos

Iogurtes de frutos vermelhos.

 

Esta receita, já esta no blogue como podem ver pela data da publicação desde 2015, hoje atualizei a foto, e a receita de forma poder usar na Mcconnect e na kcook Multi.

 



Tinha vários restos de fruta congelada, então decidi experimentar esta versão, ou caso vá comprar frutos vermelhos, coloca o mesmo peso.

 

Receita para ambas as versões bimby, TM31 e TM5, para a MCConnect.

Se usar uma iogurteira de copos grandes rende 7 frascos, pois levam 200gr, se usar uma mais pequena rende 12, como os da foto.

 

Ingredientes para a “compota”

120g de amoras pretas

120g de framboesa

120g de morangos

100g de açúcar (caso seja gulosa/o coloque mais 50gr)

Preparação Bimby (TM31/TM5/TM6) e MCConnect:

Coloque os frutos mesmo congelados e o açúcar dentro do copo da bimby ou da taça da mcconnect e programe 5seg/vel7 e cozinhe de seguida 20 minutos/temp Varoma/ vel 2 (use temp 120º na TM5 e na MCConnect) Sem o copo medida e com o cesto por cima… porque tanto tempo? Porque usei fruta congelada e para não ficar a compota demasiado aguada, deixei apurar bem. E convém apurar bem para não talhar o iogurte.

Na kcook Multi usam a lâmina de corte pata triturar os frutos 15seg/vel 8, depois tiram a lâmina e colocam o misturador e cozinham 120º/12 minutos/vel 6

 

Quando terminado divida pelos copos de iogurte e deixe arrefecer a compota, porque se coloca logo o iogurte vai matar a bactéria do iogurte e não vai fermentar.

a compota deve ficar no ponto, depois de fria não escorre.



Ingredientes para o iogurte:

30g açúcar (opcional, uma vez que a fruta já leva açúcar)

900 g leite (para 7 copos) 1lt de leite para 12 copos do tamanho que esta na foto

1 iogurte natural (125gr) eu usei um de morango (não gosto muito do travo que o iogurte natural deixa, mas isso é o meu gosto pessoal)

60g de leite em pó (se usar iogurteira não precisa de colocar, se for fermentar na bimby ou na kcook multi têm de usar).

Preparação Bimby e MCConnect:

Coloca no copo todos os ingredientes e programa 5 minutos/temp 50º/velocidade 3.

Deitar o iogurte nos copinhos cuidadosamente para não se misturar com o doce e levar à iogurteira de 12h.

Caso não tenha iogurteira, abafar os copinhos muito bem com uma manta térmica, e colocar dentro de uma geleira térmica, e guardar num local onde não haja correntes de ar, por exemplo dentro do forno com ele desligado. Quanto melhor forem abafados e mais tempo mantiverem a temperatura mais sólidos ficam, se houver uma má fermentação eles ficam tipo ranhosos, pouco sólidos. Por isso acho que vale a pena o investimento numa iogurteira, no Lidl e Aldi as vezes são postas a venda por 14,99€, já tive a do lidl durante anos e é muito boa, como a família aumentou apostei numa que faz logo 12 iogurtes de uma só vez.

Eu faço sempre de noite para de manhã estarem prontos.

Quem tiver a TM5/TM6 pode seguir a receita automática do iogurte natural e depois colocar por cima da compota, passado as 8 horas. Mas nem a Tm5 nem a TM6 fazem um bom iogurte sólido apesar de o apregoarem, fica cremoso, caso o queiram mais sólido não é difícil, basta coar com um pano fino o iogurte passado as 8h, e coar durante 2 a 4 horas, retirando o soro do iogurte, mas rende menos quantidade, coloca o iogurte já coado sobre a compota e leva ao frio.

Preparação iogurte Kcook Multi:

Etapa 1:

Monte a taça com o misturador, coloque todos os ingredientes para o iogurte, mas caso queira fermentar dentro dos copos só cabem 7 pequenos, terão de usar somente 720gr de leite (Ler passo de fermentar) e programe 45º/ 5 minutos/ vel 5.

 

Etapa 2:

Verta a mistura para os frascos sobre a compota, com cuidado para não se misturar com o doce e não feche as tampas.

 

Etapa 3: Fermentação

Lave e seque a taça, monte o acessório de slowcook, coloque cuidadosamente os copos dentro da taça, feche a taça e programe 39º/ 8h/ sem movimento do eixo, pode também selecionar o programa cozedura lenta no programa automático main meal, e baixar a temperatura para os 39º aumentar o tempo para as 8h e clicar em play. Retire os frascos da taça, coloque as tampas e leve ao frio pelo menos 4h para ficarem bem fresquinhos.

Para mais quantidade pode fermentar dentro da taça, sendo que 8h tal como a bimby é pouco tempo para um bom iogurte sólido, mas pode usar o mesmo truque que se usa na bimby, que é coar o iogurte de forma ele perder parte do soro e ficar mais sólidos , basta coar com um pano fino o iogurte passado as 8h, e coar durante 2 a 4 horas, retirando o soro do iogurte, mas rende menos quantidade, coloca o iogurte já coado sobre a compota e leva ao frio.  Ou volta a programar mais 4h a 39º sem movimento do eixo. 


A minha iogurteira não é só iogurteira, faz queijos e sobremesas também, e esta não se vende em Portugal, mas consegue mandar vir através da fnac.

https://www.fnac.pt/mp13439014/SEB-YG661500-maquina-de-iogurtes-1-68-l-Queijo-cottage-Sobremesa-lactea-Iogurte-600-W

Em Portugal pode comprar aqui a versão de 6 copos, o site é de total confiança, o Rui Martins é 5 estrelas.

https://mcsviseu.com/product/iogurteira-tefal-multi-delices-express-yg660132/

também pode só comprar os copos para sólidos:

https://mcsviseu.com/product/6-boioes-iogurteira-multi-delices-express-tefal-xf100501/

e para líquidos: https://mcsviseu.com/product/copos-para-iogurtes-liquidos-tefal-xf102032/





0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design