Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

01/05/2015

Mil folhas XXL

Mil folhas XXL, este foi para uma encomenda... espero que tenham gostado wink emoticon




Ingredientes

- 4 bases de massa folhada rectangulares ( lidl)
- 800 gramas de leite meio gordo
- 250 gramas de açúcar
- 5 ovos + 3 gema (as claras são usada na decoração)
- 70 gramas de farinha Maizena
- 2 colheres de chá de aroma de baunilha
-40 gr. de manteiga

Para a decoração:

- 3 clara;
- 400 gramas de açúcar em pó, feito na Bimby; ( faça 200g de cada vez 15seg/vel10)
- 2 colheres de chá de chocolate em pó
- 2 colheres de chá de água
- sumo de meio limão
1 colher de chá de corante amarelo, usei em gel

Acessórios

Tabuleiros, saco de pasteleiro

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180°C.

Colocar as massas folhadas, em cima do papel vegetal que vem com a massa. Colocar em cima do tabuleiro do forno (garanta que a massa fica direita). levar ao forno até ficarem douradas .Proceda na mesma forma para a outra massa folhada., mais ou menos
durante 12 a 15 minutos, a 180º

Creme:

Colocar no copo da Bimby, o leite, o açúcar, os ovos e a gema, a maizena, a baunilha e a manteiga programar 8 minutos, velocidade 4, temperatura 90º C. Depois de pronto, retirar para um recipiente e deixar arrefecer completamente.

Para construir o mil folhas, coloque por camadas a massa folhada e virada ao contrário para que fique com a parte mais lisa voltada para cima. Barre com 1/3 do creme de pasteleiro. Em seguida, coloque a outra metade por cima, e proceda da mesma forma. Repita.
Coloque a última camada de massa folhada, barre as laterais com o creme que restar. ( eu não fiz)

Decoração:
Para a decoração, coloque as claras no copo limpo e seco da bimby, coloque a borboleta e bata 15 seg/vel3. Sem tempo e na velocidade 3 vá adicionando o açúcar em pó progressivamente, e por fim o corante até obter a consistência desejada. Se achar que ficou demasiado espesso junte o sumo do limão
Reserve.
Para fazer as riscas, retire para um recipiente pequeno, 1 colher de sopa desse creme junte o chocolate em pó e a água, misture bem. Coloque num saco pasteleiro com bico simples. Reserve.
Decore cuidadosamente com o creme que deverá cobrir toda a superfície da massa folhada, com ajuda de uma espátula,. De seguida com o creme de chocolate, faça riscas no sentido do maior comprimento. Por fim, com ajuda de um palito, arraste-o levemente por cima da massa, no sentido no menor comprimento, uma vez para um lado, outra vez para o outro. O que lhe dará a sua configuração habitual. Coloque no frigorífico até servir.

Não faça de um dia para o outro, porque a massa folhada ira absorver a humidade do creme e fica mole.

1 comentários:

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design