Seguidores

Copyright

Todas as imagens e textos apresentados neste blogue são propriedade de Graça - Truques & Dicas e estão protegidas pelas leis de protecção à propriedade intelectual em vigor e pelos tratados internacionais referentes aos direitos de autor.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Portugal.

12/08/2015

Doce de tomate


Doce de tomate Simples

Com tanto tomate há que recordar os tempos de infância e saborear um belo doce de tomate caseiro.
Se têm muitos tomates pode fazer doce e no natal oferecer como presente, ou juntar a um cabaz de natal feito por si.




Quanto ao facto de fazer doce de tomate na bimby ou em outro robot de cozinha, tenha em atenção de não ultrapassar esta quantidade, pois o tomate tal como o morango e frutos vermelhos, quando cozinhados a mais temperatura tendem a fazer espuma e a mesma sobre pelo copo e vêm cá parar tudo fora. Por isso a fazer doce de tomate ou morango ou frutos vermelhos não saia de perto do seu robot de cozinha. E quanto mais maduros pior não coloque mais que o indicado nesta receita, sobre risco de ferver por fora e sujar a máquina toda. caso comece a subir aumente a velocidade para 3 colher inversa e 115º

Esta capacidade de tomate é para a TM5 e TM6, na TM31 use somente 800gr. e use temperatura Varoma
Quem quer fazer muito doce de tomate é uma chatice, e nesse caso acho que mais fácil e mais rápido é usar a bimby para triturar e colocar num tacho ou panela e levar ao fogão, porque no mesmo tempo ou quase faz muito mais quantidade.

Receita elaborada na bimby/Thermomix
Rende cerca de 550gr.
Tempo de preparação: 5 minutos
Tempo de confeção: 45 minutos
Tempo de pasteurização: 20 minutos


Ingredientes:
900gr de tomates (usei com pele e sementes)
450gr de açúcar (usei amarelo)
1 pau de canela

Preparação:
Coloque o tomate e triture 5seg/vel 5, junte o açúcar e programe 30 minutos/120º/vel 3.
Sem o copo medida colocado, mas sim o cesto, para evaporar melhor e evitar salpicos

Junte o pau de canela e programe mais 15 minutos /120/vel 2 inversa.

Retire o pau de canela e verta para frascos esterilizados, caso seja para consumo nos próximos meses, basta que feche os frascos ainda quentes e vire de cabeça para baixo. Quando arrefecer vire para cima e guarde na dispensa até +/- 2 meses, ou no frio depois de abertos.

Caso seja para guardar para oferecer no natal, ou para ter doce o ano inteiro, têm de pasteurizar o mesmo, desta forma garante que retira todo e qualquer oxigénio que ainda exista dentro do frasco e em contacto com o doce, aos poucos vai alterar o mesmo, e até azedar.

Aqui fica como pasteurizar e ter compotas o ano inteiro ou mais tempo: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/09/esterilizar-pasteurizar-e-conservar.html

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Graça - Truques & Dicas Template by Ipietoon Cute Blog Design